Maragojipe canta seus filhos

domingo, 6 de fevereiro de 2011

Band faz a maior cobertura do Carnaval do Brasil em 2011

Da Redação

entretenimento@eband.com.br
O Carnaval 2011 terá destaque mais uma vez na Band e com uma grande novidade, o camarote Planeta Band, no circuito Barra-Ondina, em Salvador.

No total, serão cerca de 500 profissionais envolvidos na cobertura, que começa na noite de sexta-feira, dia 4 de março, e se estende até a madrugada de quarta, dia 9. No entanto, a festa começa bem antes, com programas especiais ‘pré-folia’, todos os domingos, até o início do Carnaval.

Adriane Galisteu, Patricia Maldonado, Betinho, Rita Batista, Guilherme Arruda, Nadja Haddad, Edgard Piccoli, Luiz Megale, Felipe Andreoli, Luize Altenhofen, Débora Villalba, Daniela Freitas, Téo José, Luciano Faccioli e Silvia Poppovic estão escalados para comandar a maior festa popular do Brasil.

Além das transmissões de Salvador, a cobertura de Pernambuco mostra as festas de Recife e Olinda, com destaque para o famoso Galo da Madrugada, no sábado de Carnaval, reunindo cerca de um milhão e meio de foliões junto ao frevo e seus bonecos gigantes.

Na sexta, dia 4, entre a festa da capital baiana e a folia pernambucana, a emissora transmite o desfile do grupo de acesso das escolas de samba paulistas, a partir 20h30. No sábado, é a vez das escolas de acesso do Rio, a partir das 20h30. Já no fim de semana seguinte, a Band transmite o desfile das campeãs de São Paulo (sexta, dia 11, às 21h) e das campeãs do Rio de Janeiro (sábado, dia 12, às 20h).

Salvador

O camarote Planeta Band, no circuito Barra-Ondina, abrigará o novo estúdio da emissora, e segundo o vice-presidente da Band, Marcelo Meira, terá um importante ganho de qualidade e inovações à transmissão da festa. "O local será uma grande arena, dando um sentido estético muito mais interessante ao carnaval baiano".

A localização é estratégica e decisiva para viabilizar a inovação da transmissão do Carnaval baiano, que acontece desde 1993.

Com grande integração entre os trios e artistas, ele também abrigará os estúdios da Band, Band FM e o cyber do eBand, portal da emissora, que também transmitirá na internet ao vivo toda a festa do carnaval da Bahia. As imagens captadas pelas câmeras do eBand produzirão material exclusivo. Duas equipes de reportagem dedicadas ao site estarão em Salvador para registrar minuto a minuto a movimentação no camarote.

No hot site, o internauta poderá registrar seus comentários sobre o evento em tempo real, acessando galerias de fotos, dicas de viagem e serviços. Além disso, o eBand vai receber e publicar as melhores fotos enviadas pelos foliões de todo o Brasil.

O Planeta Band possui 8 mil m², com capacidade para 6 mil pessoas por dia, em um espaço com 20 ambientes diferentes para receber convidados, VIPs, artistas e todo o elenco da emissora.

O tradicional glass de transmissão foi totalmente renovado. "Teremos dois enormes telões colocados em cima de uma passarela que interliga o camarote ao glass e eles serão utilizados durante a transmissão para que os foliões possam assistir às imagens da cobertura de toda a festa" revela Kátia Gardin, diretora geral do departamento de eventos da Band.

Betinho, locutor da Band FM e tradicional apresentador da folia baiana, explica o que muda: "2011 será um marco para o Circuito Barra - Ondina, pois a Band vai inverter o eixo do Carnaval. Até o ano passado, toda a transmissão do Carnaval de Salvador se concentrava na Barra, onde a emissora foi a primeira a fincar bandeira e dar ao local notoriedade nacional. Com a ida para o final do circuito, este espaço, até então sem muita importância na mídia, passará a ser o grande cenário de acontecimentos apoteóticos, que com certeza entrarão para a história".

As transmissões serão divididas da seguinte maneira: à tarde, o comando da festa fica por conta de Rita Batista e Guilherme Arruda em Campo Grande e as noites baianas terão Patricia Maldonado e Betinho juntos mais uma vez no novo estúdio em Ondina, com participações de convidados e artistas da Bahia. No camarote, Felipe Andreolli, Daniela Freitas e Luize Altenhofen estarão de olho em tudo que acontece no mundo dos VIPS e das celebridades em reportagens especiais e flashes ao vivo. "Além de receber os artistas no nosso camarote, teremos a chance de surpreendê-los com uma novidade. Acabei de voltar de Salvador e ver o negócio todo tomando forma me deixou ainda mais ansiosa", conta a apresentadora Patricia Maldonado, fã convicta do carnaval baiano.

Recife e Olinda

Pelo quarto ano consecutivo, a Band mostra a festa do Carnaval pernambucano em Recife e Olinda. Serão vinte câmeras HD espalhadas pelas duas cidades e dois estúdios montados – um no Recife Antigo e outro em Olinda – mostrando uma festa que combina história, beleza e cultura.

As transmissões em Olinda acontecerão à tarde com Débora Villalba e Luiz Megale (BandNews FM). À noite, direto do estúdio montado no Marco Zero, no Recife Antigo, Nadja Haddad e Edgard Piccoli mostram todos os detalhes da festa popular na capital pernambucana. "A estrutura do Carnaval melhora a cada ano e isso pode ser claramente notado através das transmissões. Hoje, Pernambuco e Band vivem um casamento feliz e que tem tudo para durar muitos anos", afirma Nadja, apresentadora do programa VideoNews.

Um dos destaques do Carnaval em Pernambuco é a transmissão exclusiva, a partir das 13h do sábado 05/03, da folia do Galo da Madrugada. O comentarista Téo José mostrará todos os detalhes e curiosidades deste, que é o maior bloco carnavalesco do mundo. "Neste tipo de cobertura você tem que sentir a energia, passar da técnica, colocar emoção verdadeira" diz Téo.

São Paulo e Rio de Janeiro

Integrando esta grande cobertura, serão transmitidos os desfiles dos grupos de acesso de São Paulo e do Rio de Janeiro. Em São Paulo, Luciano Faccioli e Silvia Poppovic estarão à frente da transmissão dos desfiles das escolas de samba na sexta-feira (04/03), a partir das 20h30, com flashes ao vivo, e direto do sambódromo a partir das 03h da manhã. Na semana seguinte, no dia 11/03, às 21h, eles retornam para mostrar o desfile das grandes campeãs.

No Rio de Janeiro, Adriane Galisteu e Sérgio Costa (Band Rio) comandam a transmissão dos grupos de acesso no sábado (05/03) a partir das 20h30 e na semana seguinte, no dia 12/03, às 20h, Téo José e Adriane Galisteu voltam para mostrar juntos o desfile das campeãs do Carnaval carioca em 2011.

Ensaio de Carnaval

Nos quatro domingos que antecedem o Carnaval, serão apresentados os programas especiais sobre o universo da folia. A transmissão começa às 23h e terá 30 minutos de duração cada.

Em 06/02, excepcionalmente às 12h45, a edição será sobre os polos do Carnaval de Olinda. No dia 13/02, será a vez da banda Chiclete com Banana mostrar porque leva legiões de "chicleteiros" para Salvador. Além disso, o grupo fala dos sucessos que surgem primeiro na boca do povo e depois invadem a mídia. No dia 20/02, a atenção se volta para Recife e os convidados especiais são os cantores Alceu Valença e Lenine. Fechando a sequência, no dia 27/02, o programa é dedicado à percussão, tema do Carnaval deste ano em Salvador, e conta com as participações especiais de Carlinhos Brown, Timbalada, Olodum e Psirico.


Redatora: Clarissa Mirzeian