Maragojipe canta seus filhos

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Carnaval de Maragojipe começa neste domingo (27)

O carnaval baiano começa este domingo (27) no Recôncavo. Maragojipe, conhecida pelas máscaras e caretas que tornaram a festa na cidade patrimônio imaterial do estado, abre a festa com o grito de carnaval neste fim de semana. É uma prévia da folia tradicional, que começou há mais de 300 anos.

Na sexta-feira, dia 4 de março, é a vez da saída do Bloco das Almas. São pessoas todas vestidas de branco, com o rosto coberto por um capuz, que levam velas e acordam os moradores e visitantes anunciando que o carnaval está chegando. A brincadeira remete aos folguedos de moradores de cidades europeias na Idade Média.

Depois, são quatro dias de fantasias pelas ruas da cidade.

Em Maragojipe não há exatamente um circuito, já que as principais ruas e becos da cidade são tomadas pelas apresentações espontâneas dos grupos que encaram o forte calor com ricas fantasias. A criatividade do povo do lugar - que é extremamente receptivo aos visitantes - é a grande estrela da festa.

Patrimônio - Com suas marchinhas carnavalescas e grupos fantasiados, o carnaval de Maragojipe foi tombado como patrimônio imaterial da Bahia no ano de 2009 e já recebeu vários outros prêmios. As máscaras são feitas de tecido, plástico e papel machê, com muitas cores e formas. A beleza plástica das expressões das ruas tem atraído cada vez mais fotógrafos que formam um bloco à parte, registrando o brilho do colorido sob o forte sol da Bahia.

Todos os detalhes deste evento especial vão ser apresentados nesta quinta-feira (24) em uma entrevista coletiva conjunta da Prefeitura de Maragojipe e da Secretaria de Turismo do Estado da Bahia, em Salvador (Av. Tancredo Neves, auditório da Setur). O secretário de Turismo da Bahia, Domingos Leonelli, o prefeito Silvio José Santana Santos e o secretário municipal de Cultura e Turismo, Luiz Carlos Brasileiro vão apresentar o carnaval. Um grupo de mascarados e uma banda vão dar boas-vindas aos jornalistas na capital e mostrar como será a folia.

Programação 2011:

27/02, domingo

Grito do Carnaval

04/03, sexta-feira

Desfile do Bloco das Almas (noite e madrugada)

05 a 08/03, sábado a terça-feira

Desfile de Mascarados, blocos populares e atrações musicais

Fonte: Metrópole FM