Maragojipe canta seus filhos

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

No Ilê das Máscaras na TVE em fevereiro

O documentário No Ilê das Máscaras será uma das atrações dos preparativos da TV Educativa para a cobertura do Carnaval 2011. Ele foi produzido pela Casa do Verso com direção e roteiro de Antonio Pastori.

O filme traz depoimentos de Rosa Vieira de Mello, Edil Pacheco, Jorge Ramos, Benedito Souza, Didi da Baiana, Ronaldo Souza e cidadãos maragojipanos responsáveis pela beleza única da festa.

O Carnaval de Maragojipe, tombado como Patrimônio Imaterial do Estado, foi premiado também como destaque na produção cultural da Bahia em 2010.

Um dos aspectos curiosos do documentário é a "aparição" das Almas Maragojipanas. O folguedo é inspirado em lendas medievais e reproduz as primeiras brincadeiras praticadas pelo povo brasileiro na época que antecedia a Semana Santa nos tempos coloniais. No Ilê das Máscaras mostra pela primeira vez na televisão brasileira esta manifestação cultural.

Um trabalho de pesquisa intenso mostra as influências das máscaras africanas, indígenas e as tradições europeias no seio farto do recôncavo baiano. Fatos pitorescos como um ocorrido na Segunda Guerra Mundial, performances de atrizes maragojipanas a textos adaptados da obra de Gregório de Mattos, além de um passeio musical por sucessos carnavalescos também são ingredientes preciosos na produção

A exibição também se torna uma homenagem do produtores do documentário ao historiador Ronaldo Souza e ao músico Didi da Baiana, falecidos em 2010.

O documentário é dividido em dois tomos e será veiculado em dois domingos de fevereiro.

A primeira parte será exibida no dia 13 de fevereiro e a segunda no dia 20, sempre às 19 horas.

(Rafaela Zugaib)