Maragojipe canta seus filhos

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Carnaval de Maragogipe é divulgado em Paris, Lisboa e Madri

Até o dia 27 deste mês, o Carnaval de Maragogipe, município do Recôncavo baiano, está sendo apresentado em Paris, Madri e Lisboa, com foliões fantasiados e distribuição de folheteria bilíngue. A divulgação da festa na Europa decorre do concurso Cidade Baiana da Cultura, que escolheu a cidade como destino cultural para 2012.

O concurso é viabilizado por incentivos fiscais do Estado, via programa Faz Cultura. A ação envolve as secretarias de Cultura do Estado (Secult) e Turismo (Setur), Bahiatursa e Prefeitura Municipal de Maragogipe. A intenção é promover o desenvolvimento social e econômico de municípios, pela valorização de seus bens culturais, explica o coordenador do concurso, produtor cultural André Reis.

A folia de Maragogipe - localizada a 150 quilômetros de Salvador - acontece há mais de 100 anos. Antropólogos e historiadores consideram a manifestação singular por mesclar influências diversas, a exemplo de cânticos e instrumentos musicais afro-brasileiros. Caretas e fantasias de pierrôs, típicos do carnaval europeu, também se destacam na festa da cidade.

Em fevereiro de 2009, o governador Jaques Wagner esteve em Maragogipe e assinou o decreto que reconheceu a manifestação cultural como Patrimônio Imaterial da Bahia, acatando proposta do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (Ipac). Segundo o diretor geral do Ipac, Frederico Mendonça, o decreto passou a garantir que a festa tenha prioridade em linhas de financiamento de apoio cultural, sejam municipais, estaduais, nacionais ou internacionais.

No ano passado, o órgão lançou o videodocumentário em DVD e livro com fotos antigas e artigos inéditos sobre a festa, assinados por especialistas - os livros podem ser obtidos na sessão download do site do Ipac.

Folia na Europa

De acordo com o coordenador do concurso, a primeira divulgação do Carnaval de Maragogipe aconteceu em Paris (França), onde foliões, vestidos com máscaras e fantasias se misturaram a cerca de 15 mil pessoas nas ruas da capital francesa distribuindo folders e panfletos de Maragogipe, no dia 18 deste mês, durante a Lavage de La Madeleine. A festa também será divulgada no Carnalisboa, primeiro carnaval fora de época que acontece no próximo sábado (24) em Lisboa, Portugal. E no domingo (25), a folia de Maragogipe chega ao Brazilian Day de Madri, evento anual que acontece na capital da Espanha.

Festa à fantasia

Diferente do que acontece em Salvador onde, nos últimos 20 anos, a estrela da festa é a axé music, Maragogipe se destaca pela tradição do carnaval à fantasia. Grupos de mascarados se divertem em becos e ruas da cidade, enquanto as bandas animam a folia em praças e bailes. Centenas de pessoas, entre costureiras, fabricantes de instrumentos musicais, artistas e artesãos, dançarinos e músicos, marceneiros, montadores de palcos e dezenas de outros profissionais participam dos preparativos da festa, obtendo renda com a atividade.