Maragojipe canta seus filhos

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Armandinho comandou o Grito do Carnaval de Maragogipe 2012


Foi um domingo muito especial. Debaixo de muito calor, alguns grupos de mascarados não tomaram conhecimento da temperatura e foram às ruas festejar o seu Grito de Carnaval, a prévia de nossa folia de momo. A praça enfeitada dava à tônica do dia animado que teríamos. Teve de tudo, desde o 'Jegue Trio', até a famosa guitarra que fala. A charanga animava o público na Praça dos Mascarados, enquanto que na outra aconteciam os concursos da marchinha, rainha e rei momo do carnaval 2012. Ao chegar da noite, precisamente às 20h, nosso grito de carnaval passou a ser transmitido ao vivo pela TVE. Era o início de uma noite memorável. 

Os apresentadores Caco Monteiro e Antônio Pastori comandaram a transmissão, escolhendo os personagens da folia ao vivo. Passado esse primeiro momento, foi a vez de subir ao palco o Mestre Sala, a Porta Bandeira e as passistas da Escola de Samba Portela, que neste ano homenageia a Bahia e Maragojipe no seu samba-enredo. Foi uma euforia só. As belas morenas enlouqueciam a plateia com seus gingados. E, pra finalizar nosso grito com chave de ouro, nada melhor que ouvir o baluarte de nosso carnaval baiano, aquele que faz a guitarra abrir a boca. Armandinho mostrou porque é considerado o melhor da guitarra baiana, instrumento genuinamente baiano, que é ainda hoje, a voz inconfundível do Trio Elétrico. 

Durante a apresentação, Armandinho e banda levantaram o "chão da praça", com uma sequência de frevos e dobrados: Zanzibar, Vida Boa e Pombo Correio foram algumas das mais tocadas. O palco parecia que tinha uma orquestra de guitarras quando, na verdade, a guitarra de Armandinho "falava". O mestre dos acordes levou o público ao delírio, ao tocar a música que é considerada o Hino do Carnaval, "Chame Gente". Armandinho e banda encerraram o show aproximadamente às 22h. Está só começando. Sábado que vem tem mais...