Maragojipe canta seus filhos

domingo, 19 de fevereiro de 2012

Daqui a pouco, o Carnaval de Maragogipe será representado no desfile da Portela

Dentro de minutos, a Portela entrará na avenida e a Bahia marcará sua presença, neste desfile o Carnaval de Maragogipe será representado com uma ala. A cidade está eufórica esperando por esse momento e, ele será transmitido ao vivo, na praça da Matriz.

CARNAVAL CARIOCA
No Carnaval carioca deste ano, dentro do Grupo Especial das Escolas de Samba do Rio de Janeiro, a Portela homenageia as festas populares da Bahia e dedica uma ala ao Carnaval de Maragojipe. O desfile acontece no domingo (19), às 22h, no Sambódromo da cidade.

Tombada como Patrimônio Cultural Imaterial da Bahia em 2009, a festa maragojipana é considera excepcional por apresentar, em influências ibéricas e afro-indígenas, a cultura de máscaras, caretas, fantasias, marchinhas, charangas e orquestras, com força e singularidades mantidas pelo seu povo.

As manifestações, que mantêm as peculiaridades deste Carnaval, são apoiadas pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult), por meio do programa Outros Carnavais, que investe, este ano, R$ 270 mil no evento.

A homenagem da Portela foi acolhida pela Secult que, por intermédio do Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI), trabalha na ação de intercâmbio, levando representantes e grupos culturais do Carnaval de Maragojipe para o desfile.

No início deste mês, uma comitiva da Bahia e do município, tendo o Governo do Estado representado pelo secretário de Cultura de Bahia, Albino Rubim, participou da inauguração da nova quadra da Portela, quando os Mascarados Tradicionais e a Orquestra Popular de Maragojipe foram estrelas do evento.