Maragojipe canta seus filhos

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Maragogipe leva Mascarados para ruas do Pelourinho


No dia 30 de janeiro o colorido das fantasias e a alegria dos Mascarados de Maragojipe tomam conta das ruas do Pelourinho. A animada prévia de Carnaval acontece a partir das 19h, com acompanhamento da Orquestra Popular da cidade. Depois desse grito de Carnaval pelo Centro Histórico, acontece na praça Quincas Berro D’água o show Maragojipe Canta Seus Filhos, com a participação de Jota Velloso. Tudo de graça e com apoio da Secretaria de Cultura do Estado através do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC) e do Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI).

As apresentações servem como convite e estímulo para que baianos e turistas conheçam o Carnaval de Maragojipe, uma tradição de mais de 100 anos na cidade de mesmo nome, localizada a 133 km de Salvador, na região do Recôncavo Baiano. Todos os anos centenas de foliões usam fantasias e máscaras típicas do carnaval europeu do século 19 e saem as ruas para cantar e dançar ao som de bandas de sopro, transformando a folia numa profusão de cores, de criatividade e alegria.

O Carnaval de Maragojipe tem sua importância reconhecida pela Secretaria de Cultura através do projeto Outros Carnavais que tem por objetivo reconhecer e incentivar as tradições culturais de folias momescas com características únicas. Este ano o Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC) vai investir na folia de Maragojipe um total de R$330 mil. Desde 2009 a festa é registrada oficialmente pelo Estado como Patrimônio Imaterial da Bahia.

Este ano, o tema do Carnaval de Maragojipe é “Aqui é o Povo que faz”, num reconhecimento da folia da cidade como uma manifestação popular cuja tradição vem sendo repassada de pai pra filho.

Serviço
O que: Mascarados de Maragojipe no Pelourinho
Quando: dia 30 de janeiro (quarta-feira)
Horário: a partir das 19h
Valor: gratuito