Maragojipe canta seus filhos

terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

National Geographic produz matéria o Carnaval da Bahia faz visita Maragogipe


Hoje, dia 05 de fevereiro, esteve na cidade de Maragogipe, uma equipe do National Geographic que está produzindo uma matéria sobre o carnaval da Bahia, e não podiam deixar de falar sobre o Carnaval de Maragogipe. 

Francisco Gomes recepcionou os visitantes e foi entrevistado. Segundo o depoimento de Francisco, foi relatado as tradições carnavalescas de Maragogipe, a história do Transas Mil, do Cantarolama e outros assuntos relacionados a cultura da nossa terra. 

Betty Hudson que estava presente é vice-presidente executiva da National Geographic e quando foi falado sobre o Bloco das Almas que na sexta de carnaval, à meia noite, sai da porta do cemitério, ela lembrou do clip Thriller de Michael Jackson, aliás vale ressaltar que ela já tinham entrevistou o famoso artista Michael Jackson.

Segundo Francisco, esta interação foi muito importante porque em primeiro lugar divulga a nossa cultura e as nossas tradições pro mundo, em segundo por ser entrevistado por uma pessoa que já entrevistou Michael. 

Na visita ao atelier do artista maragojipano Memeu Barbudo os visitantes ficaram encantados com suas máscaras rústicas dos nossos antigos carnavais. Junior de Major com seu vasto conhecimento e maragojipanidade a flor da pele nos deu a maior força na entrevista e acompanhou o trio em outras visitas pela terra das caretas.

Foto: Ana Fabricia
A equipe do National Geographic também visitou as mais fascinantes obras do Sr. Edmilson. Um trabalho excepcional que serve de exemplo para que outras pessoas em nossa cidade. O senhor Edmilson é mecânico, aposentado da Suerdieck, tem 74 anos e escultor dos manguezais, um bom exemplo para nós maragojipanos.