Maragojipe canta seus filhos

sábado, 1 de março de 2014

Nota de repúdio ao cancelamento de shows no Carnaval de Maragogipe 2014


A programação do Carnaval de Maragogipe 2014 está com várias lacunas. Retrofolia, Suinga, Bailinho de Quinta e Pirigulino Babilake tiveram seus shows cancelados por uma decisão arbitrária da gestão Municipal. Sem nenhum tipo de planejamento prévio, as contratações foram solicitadas com apenas 8 dias antes do início dos festejos. O orçamento, as bandas e a agenda foram aprovadas pela Secretaria de Cultura. Todavia, no dia 27/02/2014 elas foram canceladas sem nenhuma justificativa razoavelmente plausível ou algum tipo de comunicado por escrito.


Além de comprometer a qualidade do Carnaval, essa ação denota falta de respeito e compromisso com os artistas e a equipe contratada. Para afirmar o compromisso com o Carnaval Maragogipano, as bandas tiveram que recusar propostas para tocar em outras praças.


É importante que todos entendam que as bandas não possuem nenhum tipo de responsabilidade por tais cancelamentos. Todos lamentam muito esses acontecimentos, principalmente, por serem admiradores do Carnaval Maragogipano e creditam nele, toda beleza e resistência popular, afirmando que o mesmo deve continuar apesar dos pesares.

A Suinga já participou do Carnaval de Maragogipe e ficamos encantados. Sem dúvida, vemos com muito prejuízo a nossa saída: para ambos. Para a gente, porque nos organizamos para cumprir uma solicitação de agenda que nos chegou muito em cima da hora, deixando de realizar outros compromissos. Para o Carnaval, que fica com uma lacuna na sua grade. Acreditamos que a proposta da Suinga tem tudo a ver com o Carnaval Maragogipano: bem humorado, irreverente e com a demanda de uma música diferenciada. Ainda não entendemos bem o por quê do cancelamento, pois tínhamos tudo aprovado, orçamento e agenda, mas fica registrada aqui nossa tristeza por não mais fazer parte da programação.
Depoimento da Produção da Banda Suinga.


A banda Pirigulino Babilake ficou lisonjeada ao receber o convite para participar no dia 03/03 do Carnaval de Maragogipe deste ano, devido a sua importância, beleza e também porque o grupo viu nesse convite a chance de voltar à cidade depois de dois anos, quando se apresentou no nesse mesmo evento em 2012.
Infelizmente, a apresentação foi cancelada pelo contratante poucos dias antes da realização do mesmo, causando transtornos e prejuízos financeiros, uma vez que, por conta desse show, músicos e equipe técnica foram mobilizados para a mencionada data.
Vale ressaltar que a Pirigulino Babilake cumpriu todas as exigências feitas pelo contrate e foi surpreendida com o cancelamento.
Depoimento da Banda Pirigulino Babilake.