Maragojipe canta seus filhos

sábado, 1 de março de 2014

Orquestra carnavalesca maragogipana dá show e emociona público no Circuito Cultural de Conceição de Feira


Nesta sexta-feira, dia 28 de fevereiro, na abertura do grito do Carnaval de Conceição de Feira, a Orquestra Popular de Maragogipe, a Charanga Carnavalesca e Ikon Mathone e Grupo deram um show e emocionaram a população. Além destes, o grupo cultural Zambiapungas de Nilo Peçanha também fez apresentação. A intenção é reviver a tradição dos antigos carnavais, fortalecendo a diversidade cultural no município.

O evento está sendo realizado pela Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer da prefeitura de Conceição da Feira que lançou o “Programa Circuito Cultural – Viver Cultura em Conceição da Feira”. O calendário de atividades se estende entre fevereiro de 2014 e janeiro de 2015, com o objetivo de valorizar as manifestações culturais do município e promover a integração com grupos e artistas de outras localidades.


A agenda artística do Circuito envolve manifestações e linguagens diferentes, como o Samba de Roda, Capoeira, Festa de Reis, circuito de cinema, apresentações circenses, de teatro, festejos Juninos, Festa do Frango e o Natal Cidade Ternura. O projeto dará oportunidades a crianças, adolescentes, jovens, adultos e a terceira-idade em ter contato com as tradições e a cultura genuína da região.

Segundo a secretária municipal de cultura, Sueli Brito, o propósito do programa é valorizar a cultura local e oferecer à comunidade a oportunidade de contato com diversas linguagens artísticas.

Sobre o município
Conceição da Feira é um município localizado na região metropolitana de Feira de Santana e possui cerca de 22 mil habitantes. A economia da cidade é voltada, principalmente, para a Avicultura. A Associação dos Engenheiros da Viação Férrea Federal Leste Brasileiro (Aelb-BA) estuda atualmente uma expansão do Trem suburbano de Salvador até o município, para meados da década de 2020. O município havia sido incluído no roteiro do trem turístico Transbaião.

Fonte: Luiz Carlos Brasileiro