Maragojipe canta seus filhos

terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

Por quê vale a pena curtir o Carnaval em Maragogipe?

Por Zevaldo Sousa

Por quê vale a pena curtir o Carnaval em Maragogipe?

Como maragogipano, sinto imenso prazer em responder à essa e outras perguntas sobre nossas manifestações culturais. Mas hoje, vou centrar a minha resposta em dois pontos principais: Diversidade e Valorização.

Daniele Rangel, cantora maragogipana da Banda Apimentada
Sabe aquele momento em que você vai para a Praça dos Mascarados e encontra uma diversidade de amigos, cada um com seu jeito e particularidade que você conhece e respeita? É um momento é mágico e especial. Talvez este momento seria mais um item a incluir na minha lista de motivos para curtir o Carnaval de Maragogipe, mas vou tocar em outros pontos. Rever amigos e se divertir são pontos fortes no Carnaval de Maragogipe, mas a diversidade cultural é mais forte ainda.

É sobre este ponto que gostaria de falar nesta postagem. A diversidade cultural e musical do Carnaval de Maragogipe são pontos fortíssimos na nossa festa momesca. Quando o povo vai às ruas, vivencia um momento de alegria e distração. Transforma o cotidiano em mágica e fantasia que é retratada nos mascarados, na diversidade de informações e na criatividade de cada um que participa ativamente desta linda história. Nestas encontramos desde sonhos e desejos até manifestações e protestos. É um momento especial.

João Guimarães, cantor e compositor maragogipano
A diversidade musical do carnaval maragogipano é outro motivo forte para ser tocado. Apesar de estar presente na programação festiva. Ainda acredito que o Samba de Roda local precisa ser mais VALORIZADO, que o axé dos compositores e músicos locais precisam ser mais VALORIZADOS, que as Marchinhas Carnavalescas precisam ser mais VALORIZADAS, que o samba-reggae precisa ser mais VALORIZADO, dentre outros ritmos e sons.  

Gegê, professor e incentivador da música entre crianças e jovens maragogipanos.
A questão da valorização de cada ritmo e som precisa ser respeitada e discutida pela comunidade maragogipana durante todo o ano, mas atualmente, ela só entra na pauta da programação como coadjuvante. Falta organização, falta valorização, principalmente, por parte da administração pública. Pois o que percebemos nos fóruns e debates é que o maragogipano sabe valorizar seus artistas locais. Reconhecem a história e o valor cultural que cada um deles proporciona para a manutenção da nossa arte e cultura.

Barbudo, criador de máscaras artesanais.
Mas afinal, por quê vale a pena curtir o Carnaval em Maragogipe?

Quando eu vou para o Carnaval de Maragogipe. Vou para VALORIZAR a nossa arte, nossa cultura e a nossa história. Pois são estas pessoas que fazem a nossa festa acontecer. Desde as costureiras que dão pontos à fantasias e sonhos, perpassando por artistas e suas manifestações teatrais na praça dos mascarados até cantores e compositores com suas manifestações.

Vou festejar para mostrar à nossa juventude e às nossas crianças o quanto é bom brincar em paz com amigos e colegas. O quanto é bom conhecer pessoas novas e discutir relações de amizade. Vou para valorizar a diversidade que emana forte na nossa terra e que merece a atenção especial de cada ser que participa deste belo Carnaval.

É por este e por outros motivos não citados nesta postagem que vale a pena curtir o Carnaval de Maragogipe.