Maragojipe canta seus filhos

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

Salvador: Carnaval da Cultura tem mais de 200 atrações


Lançada nesta quarta-feira, dia 04 de fevereiro, no Palácio Rio Branco, em Salvador, a programação do Carnaval da Cultura 2015 terá mais de 200 atrações de música, dança e expressões artísticas de diversos ritmos e estilos. Este ano, o Governo da Bahia, por meio da Secretaria de Cultura (Secult), investirá R$ 10 milhões, destinados aos programas Carnaval Ouro Negro, Carnaval do Pelô e Carnaval Pipoca. O apoio contempla blocos afro, afoxés, blocos de índios, de samba e microtrios, além de shows e desfiles de chão.

Garantindo a presença de blocos tradicionais nos três circuitos da folia, o Carnaval Ouro Negro apoia 93 entidades carnavalescas de matriz africana. Entre os blocos credenciados, estão os afros Olodum, Bankoma, Cortejo Afro, Dida, Male Debalê, Muzenza, Os Negões e Okanbi, além de afoxés e agremiações de índio, samba e reggae. O Carnaval Pipoca levará dez microtrios aos circuitos Dodô (Barra/Ondina), Osmar (Campo Grande) e Batatinha (Centro Histórico). Sem cordas, as atrações incluem projetos como o Microtrio 2015 de Ivan Huol, Peixinho Elétrico e Retrofolia.

Para receber a programação diversificada e totalmente gratuita, as ruas e largos de Pelourinho estarão decoradas com o tema ‘Festas Populares da Bahia’. A decoração destaca manifestações da festividade e a religiosidade baiana, por meio de representações da Lavagem do Bonfim, a Festa de Iemanjá, o Bumba-meu-boi, Caretas e Mascarados de Maragogipe e a Devoção ao Divino Espírito Santo.

Além dos palcos, estão programados para a festa blocos, artistas, bandas de sopro e performances. A abertura da folia será nesta quinta-feira (5), com o primeiro ‘Grito de Carnaval’, no Largo Pedro Archanjo, reunindo a Orquestra Iemanjá, Cacau do Pandeiro, Jota Velloso, Claudete Macedo e Ninha. Na próxima sexta (13), o início oficial da folia será um show em homenagem a Dona Edith do Prato, com sete cantoras baianas, incluindo Mariene de Castro e Margareth Menezes.

Confira tudo, clicando nos links abaixo: