Maragojipe canta seus filhos

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

Carnaval de Maragogipe atrai turistas ao Recôncavo baiano

Cornélio (Foto: Maragogipe 24 horas)

O Carnaval de Maragogipe, a 133 quilômetros da capital, no Recôncavo baiano, tem grande tradição na Bahia, existindo há mais de um século. A festa possui forte riqueza cultural, com grande expressividade artística que pode ser notada por meio dos grupos de mascarados, das orquestras de marchinhas e de suas movimentações espontâneas.

A manifestação, reconhecida pelo Instituto do Patrimônio Artístico Cultural do Estado (Ipac), no ano de 2009, como patrimônio imaterial da Bahia, desde seu registro, tem ampla representatividade e, através disso, já foi levada a vários países por meio de intercâmbio cultural.

Este ano, de sábado a terça-feira (6 a 9 de fevereiro), a festa abrilhantará o cenário cultural do estado com o slogan ‘O Carnaval de Máscaras da Bahia’. O tema faz referência à cidade que neste período, se torna um verdadeiro baile de máscaras a céu aberto, divertindo foliões que chegam de todas as partes do Brasil e do exterior.

Maragogipe traz em seu Carnaval figuras e grupos pitorescos como o Cornélio, que sai às ruas com seu chapéu de chifre e sua indumentária rasgada, e o popular Bloco do Pau Mole (BPM), composto por foliões com idade de entre 60 e 80 anos, que desfilam pelas ruas da cidade acompanhados pelo som do agogô, e do surdo de mão, entoando diversas marchinhas carnavalescas.

Além das manifestações culturais, também serão realizados shows com diversos artistas e bandas, além de espaço para desfile de fantasias. Com uma ótima estrutura e segurança, o evento é destino certo para famílias e pessoas que preferem um ambiente mais tranquilo para brincar o Carnaval.